sábado, 12 de março de 2016

"Insetos em Missão Ambiental” de Marília Ascenso

"Insetos em Missão Ambiental” traz-nos de volta um tema da maior relevância na sociedade atual, o da preservação do meio ambiente. Esta belíssima narrativa dá continuidade às aventuras dos “Insetos em Missão especial” que, em 2007, deliciou pequenos e graúdos.
Em viagem para novas aventuras, três insetos que vêm de “uma pequena e pacata aldeia” onde fora resolvida o problema do fumo de uma fábrica que ofuscava a sua incomensurável beleza, e depois de atravessarem montes e vales de maravilhosas paisagens, deparam-se com uma “aldeia estranha”, onde “o dia é cinzento e a noite tenebrosa”… a aldeia fumegante!
Os corajosos insetos: a Cigarra, cantadeira e sonhadora, o Gafanhoto determinado, ambicioso e campeão desportista e a sensível Pulga saltitante juntaram-se à Formiga, ao Louva-a-Deus, ao Pirilampo e até ao Caracol para formar uma coesa equipa que, mais uma vez, irá vencer a poluição, desta vez provocada pelo automóveis que se deslocam pela ruas em corridas loucas, deixando atrás de si uma imensa fumaraça!...


Esta reiterada denúncia da nefasta intervenção humana sobre a natureza demonstra bem a sensibilidade de Marília Ascenso pela preservação do meio ambiente e o seu imenso amor à natureza. Esta obra manifesta, por um lado, a sua veia poética, através da simplicidade da linguagem e da beleza das palavras cuidadosamente escolhidas e, por outro lado, a sua identidade de pintora, através das suas belíssimas ilustrações, autênticos quadros pintados à mão.


Obrigada, Marília Ascenso, por mais esta magnifica história que nos ensina a viver em harmonia com a natureza!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação.